Redesgin de Website: quando fazer
Notícia
Atualmente existe uma grande procura pela inovação, diferenciação, atualização e destaque no mundo digital. Dos mais variados tipos de negócio, todos pretendem de alguma forma ter uma presença no digital, sendo assim possível chegar ao consumidor/utilizador muito mais rápido.
Diariamente somos invadidos nos nossos telemóveis por conteúdo com o intuito de incentivo à compra, o acesso à informação ou simplesmente às trivialidades do quotidiano. Mais do que nunca, quem desenvolve a comunicação das empresas deve estar atento às tendências e qual é o comportamento do seu público alvo.
No caso do redesign de um website, esta tarefa deverá ter em conta aspetos que vão permitir uma renovação da imagem, mas garantindo que a mesma está interligada com a imagem anterior, para que seja identificado um padrão de evolução da imagem corporativa. não deixando que parte dessa mesma imagem deixe de estar interligada com a existente até ao momento.
O redesign de um website pode ser feito de duas formas:
- poderá renovar e alterar totalmente toda a sua imagem de comunicação (rebranding) e/ou;
- optar apenas pela renovação do website e manter a atual comunicação tal como se encontra até ao momento. Contudo, esta opção é desaconselhável pois poderá correr o risco de existir um problema de falta de ligação entre o website e a restante comunicação.
Quando tiver uma decisão para avançar com o redesign do seu website, deve elaborar um plano de ideias, onde deve estar presente um website bem estruturado e de acordo com a mensagem que pretende passar. Assim, será possível potenciar o seu website para uma utilização mais user friendly e alinhado com a sua estratégia de marketing.
Estas são as principais razões que provam a importância do redesign do website:
1 – Adicionar novas funcionalidades
Hoje, a um grande ritmo, são apresentados diversos dispositivos de interação e desempenho. É, por isso, necessário incorporar estas novas tecnologias no website e assim proporcionar ao visitante a melhor experiência possível.
Deve fazer uma avaliação crítica e constante em determinado período de tempo. Não terá obrigatoriamente de fazer um redesign mensal, mas deve estar atento ao mercado.
2 – O website não está a ter os resultados desejados
Os dados do próprio website e de como as pessoas se sentem ao visitá-lo são excelentes indicadores do que deve ser reformulado para melhorar o user experience do website.
Existem, no entanto, algumas perguntas que vão permitir obter respostas para as suas dúvidas:
- O call-to-action está a converter visitantes em leads?
- As páginas do website influenciam os visitantes a passar mais tempo nele ou são apenas páginas esteticamente agradáveis?
- O conteúdo do website é muito extenso e corporativo?
- O website transmite corretamente a mensagem e a voz da empresa ao público-alvo?
3 – O objetivo do website mudou
As estratégias de marketing evoluem, estão em constante crescimento, ajustando-se aos resultados pretendidos. Assim, é imprescindível que os resultados sejam analisados para tornar mais simples e eficaz a definição de novos objetivos para o website.
Pode não ser necessário um redesign total, mas as pequenas alterações vão contribuir para atrair novamente os visitantes frequentes e, sobretudo, captar novos interessados.
4 – O website não funciona
Elementos pouco eficazes fazem com que o utilizador se sinta desmotivado a navegar no website e assim ver o restante conteúdo do mesmo. Por isso, a funcionalidade deve ser o foco de qualquer website.
5 – Nova estratégia de web design
A nova estratégia de webdesign deve ser centrada na importância do user experience, uma vez que quanto melhor e mais simples for a navegação, melhor irá captar a atenção do utilizador.
6 – O redesign do website não é responsivo
O facto de 17% do tráfego da internet ser proveniente de dispositivos móveis vem provar o carácter indispensável e a importância dos websites responsivos.
Se o website não se ajusta, ou não funciona corretamente em dispositivos como smartphones e tablets, a empresa pode perder potenciais visitantes e consequentemente possíveis clientes. Logo, deverá ser imperativo que todas as empresas vejam a adaptação ao mobile como uma prioridade.
7 – Os concorrentes mudaram de website
É importante que sejam analisados os websites dos concorrentes, com o intuito de alterar os objetivos do seu próprio website, antes de efetuar o redesign. O importante, é que apresente novas e melhores respostas aos possíveis clientes.
Estas são algumas etapas que devem ter em atenção quando prosseguir com o desenvolvimento do seu website. Se forem bem definidas e aplicadas, a longo prazo vão trazer resultados positivos para si e para a sua empresa.