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Giveaways: vantagens e desvantagens

Giveaways: vantagens e desvantagens

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Os giveaways são uma das estratégias de Marketing que visa a promoção de um produto ou serviço de uma marca, com o objetivo de aumentar não só as suas vendas mas também a sua notoriedade. As marcas utilizam os Giveaways, por norma, em conjunto com criadores de conteúdo digital que divulgam o produto/serviço junto da sua rede de seguidores.

No artigo de hoje deixamos-lhe algumas 3 vantagens e desvantagens dos giveaways, bem como 3 dicas para fazer um bom giveaway.

 

Vantagens
  1. Geração de leads: os giveaways são uma ótima forma de angariar novas leads uma vez que chama a atenção das pessoas interessadas na nossa marca
  2. Aumento do número de seguidores: a tática mais comum utilizada nos giveaways é obrigar a seguir a página da marca para poder entrar no concurso. 
  3. Aumento do engagement social: os giveaways são uma ótima forma de aumentar o seu engagement entre os seguidores atuais.
Desvantagens
  1. Seguidores a curto prazo: depois de finalizado o giveaway, muitos dos participantes que não ganharam o prémio, acabam por deixar de seguir a página porque só estavam interessados no prémio e não no conteúdo da página. Este é um dos maiores problemas dos giveaways
  2. Diminuição do engagement: o algoritmo do instagram valoriza mais a relação dos seguidores com o conteúdo da página do que com o número de seguidores. Assim, o aumento do número de seguidores pode levar à diminuição do engagement, relacionado com o ponto anterior – há muitas pessoas que seguem a página apenas para efeito do giveaway e quando o mesmo termina, até podem continuar a seguir a página mas não interagem com ela.
  3. Contas falsas e burlas – quando o prémio do giveaway é muito apelativo (por exemplo, a última versão do iPhone), muitos dos participantes criam contas falsas para aumentar as suas probabilidades de ganhar o prémio. Outro problema é que os giveaways chamam a atenção dos mais desonestos que clonam o seu perfil com o objetivo de interagir com os seus seguidores e pedir-lhes dados confidenciais (por exemplo, dados financeiros) para, supostamente, receberem o prémio do Giveaway.
3 dicas para um bom giveaway

O algoritmo do Instagram está programado para oferecer a melhor experiência possível aos seus utilizadores, tendo renunciado à apresentação cronológica dos posts e apostado na apresentação de conteúdos que considera de maior qualidade (ou seja, com mais engagement). Neste sentido, damos-lhe 3 dicas para fazer um bom giveaway:

  1. Defina o seu objetivo: como em todas as ações de marketing, é essencial que defina claramente qual o seu objetivo para o giveaway, seja aumentar o número de seguidores, aumentar o tráfego do seu website, etc.
  2. Escolha bem o seu prémio: opte por um prémio que corresponda ao seu nicho de atividade, para evitar os “seguidores fantasma” que só têm interesse no prémio e que não vão acrescentar nada ao seu perfil.
  3. Defina o fim do giveaway! Definir a data de encerramento é essencial para confirmar a última participação, mas também de provocar a sensação de FOMO – Fear of Missing Out (medo de ficar de fora, em português), que vai incentivar a participação.

 

Veja, ou reveja, o Business Talks sobre o Marketing de Influência, que é também uma estratégia muito procurada pelas marcas.

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