Criar uma estratégia eficaz de campanhas promocionais online
NOTÍCIAS
As Campanhas promocionais são uma estratégia para aumentar vendas e obter mais tráfego para o site. A nível de marketing, é uma estratégia eficaz para alcançar os clientes existentes assim como novos clientes.
Este tipo de estratégia tem como objetivo criar a necessidade para a conversão / compra. No entanto, para o sucesso das suas campanhas, é necessário delinear uma estratégia eficaz, que deve ter vários aspetos em conta, entre os quais:
Promoções diretas e simples
Promover uma estratégia fácil de entender, de modo que os consumidores percebam o benefício e cliquem imediatamente em “comprar agora”. Dois exemplos desta estratégia são:
- colocar o preço antes e depois da promoção, de modo a que as pessoas percebam o real valor da promoção.
- os códigos promocionais, que ao colocar no carrinho de compras obtém uma porcentagem de desconto. O ideal é que esse código seja perceptível no anúncio/e-mail/post…
Recompensar os clientes por um valor de pedido
Algo para promover a compra, usado em muitas marcas, é a recompensa em desconto ou produto grátis assim que atingirem um certo valor de compra. Este tipo de estratégia faz com que o consumidor compre um valor para chegar à recompensa.
Recompensar os clientes habituais com ofertas
Para compensar os clientes habituais ou melhores clientes do seu website é importante para fidelizar os mesmos até eles se tornarem influenciadores da marca de forma gratuita. Assim sendo, pode criar uma estratégia para levar os mesmos ao website e comprar, assim como chamar os conhecidos para fazer o mesmo, uma vez que estão bastantes satisfeitos com o serviço/produto.
Experimentar promoções diferentes
Estudar o nosso público-alvo é essencial a qualquer estratégia. Contudo, diferentes públicos-alvo necessitam de diferentes estratégias. Provavelmente já ouviu falar em teste A/B, que é um caminho essencial para percebermos o que funciona melhor para o nosso público-alvo e ir ao encontro das suas necessidades/prioridades.
Avaliar o serviço/produto
Algo muito importante em praticamente todas as estratégias de marketing são as avaliações dos clientes. As campanhas promocionais não são exceção, sendo cruciais para muitos clientes novos e mesmo para os existentes. Segundo um estudo, estima-se que quase 95% dos consumidores leem as avaliações antes de realizar a compra.
Assim sendo, antes de iniciar a campanha promocional, esteja atento se o seu produto/serviço tem boas avaliações.
Resumidamente, para fazer uma campanha promocional eficaz necessita de uma boa estratégia, o que implica que tem de estar atento ao seu público-alvo, aos seus clientes e potenciais clientes, de modo a chegar aos objetivos pretendidos. Para além disso deve escolher onde irá fazer essa campanha, podendo a mesma ser feita através de: email marketing, redes sociais, publicidade, entre outros.
Durante a campanha promocional, não se esqueça dos potenciais novos clientes, de forma a recompensar, criar uma boa impressão para fidelizar e aumentar o seu lucro!