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SEO e SEA – falamos do mesmo?

SEO and SEA – falamos do mesmo?

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Facilmente confundidas, as técnicas de SEO e SEA não poderiam ser mais diferentes. 

Ainda que a principal forma de interação seja na área de pesquisa (Search) do Google, ambas têm critérios e técnicas de apresentação muito diferentes. 

Conheça as principais diferenças.

 

SEO – Search Engine Optimization

SEO é um conjunto de técnicas (idealmente gratuitas, no sentido em que não têm um investimento directo) que possuem o objetivo de otimizar o seu site para obter melhores resultados orgânicos no Google.

Esta técnica assenta numa utilização de keywords mais relevantes e que caracterizam o nosso produto/marca, em cada uma das páginas do site/blog.

Estas keywords ajudam o Google a identificar o assunto do site e a categorizá-lo, dando-lhe mais ou menos prioridade de acordo com a relevância do conteúdo, mas também ajuda o utilizador a reconhecer que o que procurou está nesse conteúdo.

O SEO acaba por ter duas vertentes: uma de conteúdo para o utilizador, e outra técnica que se foca na performance e na eficácia do website enquanto plataforma.

Não há milagres rápidos em SEO. Para um site ganhar notoriedade, leva algum tempo. Saiba mais sobre como o Google funciona aqui.

 

SEO na página

É importante ter em mente as principais áreas para otimizar diretamente na página do site:

  • Título da página: deve a) descrever com precisão o tema da página; b) criar um único título por página b) apresentar a palavra-chave principal do conteúdo (se possível, com outras variações); e c) colocar sua marca no final do título.
  • Meta description: é o fragmento de texto que aparece na página de resultados. O objetivo é mostrar ao utilizador do que se trata a página e convencê-lo de que vale a pena clicar no link para ler o conteúdo. Dessa forma, preencher a Meta Description com um texto atrativo e convincente pode aumentar muito a taxa de cliques quando o seu site aparecer entre os resultados.
  • URL (endereço da página): a URL deve ser descritiva e conter a palavra-chave desejada.
  • Imagens: deverá ter em conta os seguintes aspetos relativamente às imagens do website: o nome do ficheiro, o texto alternativo (alt text) e o tamanho do ficheiro.
  • Títulos: hierarquia de títulos (H1, H2, H3 e H4)
  • Textos simples: descrição dos produtos/serviços com as melhores palavras-chave
  • Linkagem Interna (Linkbuilding Interno):  criação de links internos, ligando páginas a determinados textos âncoras estratégicos; melhorar a navegação do utilizador; facilitar o conhecimento de novas páginas para os motores de busca; relacionar páginas que abordam tópicos semelhantes;
  • Sitemap.XML e HTML: ajudam o Google a reconhecer a estrutura de páginas do site.


SEA – Search Engine Advertising

SEA é uma técnica que utiliza anúncios, também baseados nas palavras-chave mais relevantes, em plataformas como Google Adwords (Google Search/Display, YouTube e Partner Network), Facebook/Instagram Ads e LinkedIn Ads. Estes anúncios são pagos principalmente pela metodologia PPC (Pay Per Click) em que o anunciante paga cada vez que um utilizador clica em seu anúncio.

O SEA funciona através de um princípio semelhante ao biding (leilão). Ou seja, quanto mais o anunciante estiver disposto a pagar por clique, maior a probabilidade do seu anúncio aparecer em primeiro lugar no resultado pago.

 

Vantagens e Desvantagens

 

Vantagens Desvantagens
SEO
  • Excelente para divulgação/posicionamento a longo prazo
  • Os resultados da pesquisa orgânica despertam mais atenção sendo, pois, mais passíveis de serem clicados;
  • Não implicam pagamentos mensais ou investimento fixo;
  • Transmite maior credibilidade pois o seu posicionamento deu-se ao valor e importância do conteúdo do website.
  • Surgir na posição que se ambiciona pode demorar algum tempo;
  • Alto nível de concorrência (depende da área);
  • Não aconselhável para ações das quais se pretenda um retorno imediato, como promoções ou campanhas;
  • Apesar de não existir necessidade de pagamentos directos, implica um investimento de tempo e um know-how específico.
SEA
  • É imediato. Excelente para divulgação a curto prazo (promoções);
  • Um utilizador mais informado sabe que através dos links patrocinados, poderá encontrar exatamente aquilo que procura;
  • Total controlo sobre o que aparece no anúncio e possibilidade do texto ser alterado a qualquer momento.
  • Implica um investimento mensal;
  • Desperta menos atenção por parte dos utilizadores – visualmente, o olhar recai mais sobre os resultados da pesquisa orgânica;
  • Muitos utilizadores comuns são adversos aos links patrocinados;
  • Elevada concorrência nas palavras-chaves, pois algumas já são muito utilizadas, implicando um investimento muito elevado (maior investimento para melhorar a posição).

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