Comunicação de Marca – o que mudou com a pandemia?
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O processo de comunicação das marcas tem vindo a alterar-se ao longo das últimas décadas, motivado sobretudo pelo avanço tecnológico e digital que se verifica. O contexto de pandemia vivido desde 2020 impactou também a comunicação das marcas, que se viram forçadas a reinventarem-se.
No artigo de hoje falamos um pouco sobre como é que a pandemia alterou o processo de comunicação das marcas, bem como a sua relação com as alterações do comportamento de compra do consumidor.
O que é a comunicação de marca e qual a sua relação com a jornada de compra dos consumidores?
A comunicação de marca é dos passos para a estratégia de gestão da mesma, consistindo na comunicação com vários stakeholders da organização/empresa, nomeadamente:
- Comunicação de marketing – comunicação direcionada para o mercado, como a publicidade;
- Comunicação institucional, através da divulgação dos seus atributos institucionais e outras atividades de relações públicas direcionadas à sociedade civil e ao seu público interno
- Boca-a-boca – criação de vínculos com todos os stakeholders da organização/empresa, que visem a criação de uma reputação positiva.
A Jornada de Compra do Consumidor, como já falamos em artigos anteriores, é o processo pelo qual os consumidores passam desde que identificam uma necessidade até ao momento em que estão prontos para fazer a compra que irá colmatar essa necessidade.
Assim, é essencial que as marcas definam uma estratégia de comunicação com o consumidor que promova o envolvimento e a criação de uma relação duradoura com o mesmo. É crucial para a relação marca-consumidor que a comunicação desenvolvida durante a jornada de compra não se preocupe exclusivamente com a venda, mas que aposte na nutrição do consumidor ao longo deste processo (consulte o nosso artigo sobre Inbound marketing e saiba mais sobre a nutrição do consumidor)
O que mudou com a pandemia?
A pandemia trouxe alterações em todos os contextos da nossa vida, sendo que o digital ganhou uma importância extra, tendo sido uma “âncora” para a continuidade das nossas vidas, quer seja a nível pessoal, quer seja a nível profissional. Apesar de tudo, esta situação constituiu também uma grande oportunidade para as marcas de trabalharem o envolvimento com os seus consumidores, humanizando ainda mais o seu funcionamento e a sua comunicação.
Assim, estas foram as principais alterações que se verificaram no contexto da comunicação de marca:
- Comunicação assente na dimensão emocional
- Comunicação dos valores das organizações/empresas, como por exemplo a preocupação com o ambiente e a sustentabilidade;
- Aumento da comunicação e interação com os consumidores;
- Comunicação através dos influenciadores digitais;
- Comunicação que reforça os aspetos de segurança, confiança e solidez das marcas;
- Comunicação assente no lado bom da vida, feita de forma leve e com sentido de humor.
Para saber mais sobre este tema, (re)veja o nosso #gowebtalks com a Rita Gonçalves: