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Adeus Cookies. E agora, como analisar os meus visitantes?

Adeus Cookies. E agora, como analisar os meus visitantes?

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Save the date. Final de 2024. A ferramenta mais utilizada para a recolha dos seus dados de navegação online será terminada definitivamente. Sim, falamos dos Cookies. Inicialmente previsto para 2022, o Google adiou novamente o fim dos cookies para o final de 2024, fornecendo, assim, mais tempo ao mercado para encontrar soluções alternativas. É aqui que entra em ação o Server Side Tagging.

Fique connosco e descubra o que é que o Server Side Tagging pode fazer pelo seu website.

O que é o Server Side Tagging?

Ao contrário do client-side tagging, em que os dados são partilhados diretamente do browser para um servidor externo (por exemplo, Google Analytics), no server-side tagging os dados são enviados/recebidos entre o browser utilizado e o servidor, sendo posteriormente partilhado com plataformas externas, como por exemplo o Google Tag Manager.

No server-side tagging o código de rastreamento é instalado no servidor (e não no website). Sempre que um website, ou app, é acedido, o container do lado servidor envia um pedido de rastreamento ao servidor, que processa o pedido. Este processo permite que os dados de rastreamento sejam capturados antes do conteúdo da página ser renderizado, permitindo uma representação mais precisa do comportamento do utilizador.

Vantagens e Desvantagens do Server-Side Tagging

O server-side tagging é uma forma mais fiável, segura e controlável de recolha e partilha de informação, sendo mais vantajoso do que o client-side tagging. Conheça agora as suas vantagens e desvantagens. 

Vantagens

  1. Controlo da informação: Com o server-side tagging tem completo controlo sobre quem recebe terminada informação, na medida em que cada 3.ª parte envolvida apenas tem acesso à informação configurada nas tags GTM, não podendo recolher nenhuma informação adicional.
  2. Melhor performance do website. Pode remover ou reduzir o Javascript existente no browser do utilizador, aumentando, assim, a velocidade de carregamento da página, a experiência do utilizador e posição no ranking. 
  3. Duração dos Cookies. Se o URL de tagging usar um subdomínio personalizado, o GTM do servidor irá definir cookies primários. Como consequência, a forma como os cookies são tratados pelo browser é alterada drasticamente, ajudando a evitar problemas quando o tempo de duração dos cookies de terceiros diminuir.
  4. Melhor precisão e confiabilidade. Uma vez que o server side tagging atribui cookies no conceito de 1.ª parte e é mais resistente a bloqueadores de publicidade e ITPs, estes fatores tornam o tagging do lado do servidor mais preciso do que do lado do cliente.

Desvantagens

Apesar das vantagens, o server-side tagging também apresenta algumas desvantagens.

  1. Custo. Ao contrário do client-side, que é gratuito, o server-side tem o custo de aquisição do servidor.
  2. Mais difícil de implementar. O conceito de server-side tagging é recente, pelo que há poucas pessoas que sabem implementá-lo, e ainda menos que saibam fazê-lo corretamente.
  3. Número limitado de plataformas que suportam server-side tagging. As plataformas mais populares de tagging e publicidade – como, por exemplo, o Google, o Facebook e o TikTok – já suportam o server-side tagging, tendo já disponíveis templates de tags na Galeria do Google Tag Manager. No entanto, há muitas outras plataformas que ainda não o suportam.

O server-side tagging é uma solução centrada no consentimento e orientada para o futuro pós-Cookies, que, apesar de ter um custo de implementação mais elevado, apresenta um ROI mais sustentável.

Contacte-nos e saiba mais sobre este novo serviço, disponibilizado pel’A Sua Agência Digital. 😉

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Goweb Agency

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