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5 Dicas para um e-Commerce de sucesso

5 Dicas para um e-Commerce de sucesso

Notícia

O e-Commerce tem ganho bastante importância nos últimos anos. No entanto, foi no ano de 2020 que vimos um crescimento exponencial do mesmo derivado da situação pandémica vivida e do fecho das lojas físicas. De acordo com o CTT e-Commerce Report 2021, durante o ano de 2020 o comércio eletrónico teve um crescimento geral na ordem dos 46%, dominado pelo mercado doméstico que teve um crescimento de 70%.

Tendo em conta os resultados deste relatório, podemos afirmar que o crescimento do comércio eletrónico, a nivel nacional e mundial, é uma tendência que se vai manter ao longo dos próximos anos. Assim sendo, no artigo de hoje destacamos pontos importantes a ter em conta quando decidir criar a sua loja online, de forma a construir o sucesso da sua marca.

Porquê investir no e-Commerce?

Em primeiro lugar, destacamos o facto de que a aposta no e-Commerce permite uma maior flexibilidade do modelo de negócio e sustentabilidade do mesmo. A criação de uma loja online incrementará o seu volume de faturação bem como, caso tenha algum imprevisto que impeça o seu estabelecimento físico de funcionar (por exemplo, cortes de energia, inundações, etc.) permite baixar o seu nível de prejuízo, pois terá forma de assegurar a continuidade do seu negócio.

Em segundo lugar, o e-Commerce permite-lhe, para além de se aproximar do seu público alvo, alcançar uma maior variedade de públicos dado que terá uma maior exposição tendo em conta que as lojas online têm um alcance global.

Em terceiro lugar, mas não menos importante, ter o seu negócio digital permite-lhe manter-se a par da sua concorrência e, assim, manter-se relevante no mercado. Não caminhamos para um mundo sem lojas físicas, mas caminhamos para um mundo em que o mercado digital é cada vez mais relevante.

5 Dicas para ter um e-Commerce de sucesso

Criar um bom e-Commerce pode parecer fácil – basta apenas recorrer ao WordPress e WooCommerce, escolher um template bonito e encher o site com os seus produtos. Parece, mas não é! Criar um bom e-Commerce envolve, para além de investimento financeiro, um investimento de tempo muito grande para estabelecer uma estratégia de negócio eficaz.

Na nossa experiência, estas são as 5 principais dicas para ter um bom e-Commerce:

  • Planeamento: tal como quando criou a sua empresa e teve de desenvolver uma estratégia de negócio, a criação de um e-Commerce exige o mesmo empenho. Vemos muitas vezes empresas a criarem e-Commerces para satisfazer necessidades imediatas, sem pensarem no futuro. Esta falta de planeamento leva, na grande maioria dos casos, a que algum tempo depois (1 a 2 anos), sejam obrigados a desenvolver uma nova loja pois a que têm deixou de responder às necessidades.
  • Automatização de Processos: quando cria um e-Commerce é essencial pensar na automatização de processos como a gestão de encomendas, envios, transportadoras, etc. para garantir uma maior precisão e qualidade do serviço oferecido. Fazer estes processos manualmente aumenta os riscos de erro, que podem afetar a reputação do seu e-Commerce.
  • Garanta um bom serviço de alojamento: hoje em dia há uma panóplia de empresas que oferecem serviços de alojamento – uns mais baratos, outros mais caros. Tenha em atenção as características dos serviços e não se deixe enganar pelo preço! Em muitos casos, pagar por serviço mais barato, implica uma menor qualidade. O serviço de alojamento é o que permite o funcionamento correto do seu website, por isso, deve assegurar-se de que o seu serviço suporta o tráfego que o seu e-Commerce recebe todos os dias, tendo sempre em atenção que haverá sempre alturas em que o tráfego será sempre maior (por exemplo, em alturas festivas).
  • Contrate um bom profissional/agência! Atualmente existe uma grande oferta de plataformas onde pode desenvolver websites, com templates e outros serviços gratuitos, pelo que é comum pedir-se a familiares e/ou amigos que têm conhecimento das novas tecnologias que nos desenvolvam um website ou e-Commerce. No entanto, desenvolver um website online, e, sobretudo, um e-Commerce, é muito mais exigente do que se pensa. É preciso ter conhecimento técnico sólido para desenvolver uma boa plataforma. Por isso, não tenha medo de investir e aposte num bom profissional ou agência.
  • Analise dados e meça resultados. A análise de dados e resultados é fundamental para o sucesso de todos os negócios. A nível digital existem diversas plataformas para a análise de dados como o Google Analytics e o Google Tag Manager que lhe permitem monitorizar o desempenho do seu e-Commerce. Não se esqueça que é também muito importante analisar os seus resultados como por exemplo: quantas pessoas visitam o seu site mais do que uma vez, quantos clientes fazem mais do que uma compra, qual é a sua taxa de carrinhos abandonados, entre outros.

Ao desenvolver o seu e-Commerce, não se esqueça que tem de cumprir a legislação! Há vários aspetos legais que tem de colocar no seu website, como política de privacidade, livro de reclamações eletrónico, entre outros. 

Para saber mais sobre este tema, (re)veja o Business Talks sobre o e-Commerce que contou com a presença de Sérgio Tavares, Sónia Costa e Miguel Pinto Ferreira.

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